Botucatu - O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu na manhã desta quarta-feira (8) dez aparelhos portáteis de controle biológico para leitos regulares doados pela fabricante de aeronaves Embraer, que tem sede na cidade. A entrega foi feita voluntariamente pela empresa de logística Phenix Transportes. O equipamento auxilia na prevenção da propagação do vírus da Covid-19 no ambiente hospitalar e reduz possibilidade de contágio dos profissionais que mantém contato com pacientes infectados.

O sistema, conhecido como ATMUS, é portátil e tem fácil mobilidade no ambiente hospitalar, possibilitando o uso da pressão negativa em diferentes locais. A tecnologia evita a propagação do novo coronavírus entre os leitos por meio de pressurização negativa.

A pressão do ar do quarto é controlada abaixo dos demais ambientes do hospital, enquanto um exaustor direciona o ar contaminado para filtro de alta eficiência e com lâmpadas germicidas antes de ser expelido, sem contaminantes, para ambiente externo.

O ar com maior pressão do que o dos demais ambientes impede a saída de ar da área isolada prevenindo, assim, a contaminação de outros lugares. A Embraer é responsável pelo detalhamento técnico e estratégia de industrialização para rápido aumento de produção dos aparelhos, com investimento superior a R$ 500 mil.

O superintendente do HC, André Balbi, enalteceu a iniciativa da empresa. "Estes equipamentos ajudarão muito na nossa assistência referenciada aos pacientes de Covid-19, por ser uma rápida e acessível alternativa de conversão de leitos comuns em leitos de isolamento de áreas de tratamento", diz.

Os equipamentos serão instalados nos leitos pelo Núcleo de Engenharia Clínica (NEC) do HC durante esta semana, com apoio de técnicos da Enebras, empresa fabricante do equipamento. A empresa também disponibilizará treinamento à equipe do hospital para o uso seguro e correto do equipamento.(JCnet)

Últimas Notícias : Pages : FM Integração