À frente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o ministro e astronauta Marcos Pontes lançou, na manhã desta segunda-feira (6), a ação #500VoluntáriosJÁ, em Bauru. Por meio dela, a cidade buscará voluntários para participar do estudo clínico com o medicamento nitazoxanida no combate à Covid-19.

Junto ao prefeito Clodoaldo Gazzetta e seus secretários, Pontes explicou, no Núcleo de Saúde Geisel, que o CNPEM, organização social vinculada ao MCTI, identificou cinco remédios com potencial para combater a replicação do novo coronavírus, utilizando inteligência artificial em testes com 2 mil fármacos. Um deles, a nitazoxanida, reduziu em 94% a carga viral em células infectadas “in vitro”.

Essas duas etapas da pesquisa científica deram suporte para o início dos estudos clínicos com pacientes, a última fase, que busca comprovar cientificamente a eficácia deste remédio no tratamento precoce da Covid-19, informa a assessoria de imprensa do MCTI. No Estado de São Paulo, também foram integrados ao projeto as cidades de Barueri, Sorocaba e Guarulhos, onde o lançamento será na tarde desta quarta-feira (1).

NÚMEROS

Durante a abertura da solenidade com o ministro Marcos Pontes, o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Antonio adiantou que Bauru ultrapassou os dois mil casos de Covid-19 confirmados, além do 35º óbito. Os números normalmente são atualizados pelo Departamento de Saúde Coletiva, da Prefeitura de Bauru, no final da tarde.

Neste domingo, por exemplo, o órgão confirmou a 34ª morte decorrente do novo coronavírus. Na ocasião, segundo a assessoria de imprensa, o município contabilizava 1.909 casos confirmados da doença. (Jcnet)

Últimas Notícias : Pages : FM Integração